Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Menina Maluquinha ❤

Menina Maluquinha ❤

Mas que confusão que para aqui vai!

F., 09.11.20

Desculpem mas sou eu que estou confusa com isto do novo estado de emergência ou não percebo nada do que anda por ai?!

Eu fui ler o decreto de lei para perceber o que podemos ou não fazer e fiquei mais ou menos assim..

Decreto n.º 8/2020 de 8 de novembro

"1 — Diariamente, no período compreendido entre as 23:00 h e as 05:00 h, bem como aos sábados e aos domingos no período compreendido entre as 13:00 h e as 05:00 h, os cidadãos só podem circular em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, nas seguintes situações:

a) Deslocações para desempenho de funções profissionais ou equiparadas, conforme atestado por declaração:

(...)

b) Deslocações no exercício das respetivas funções ou por causa delas, sem necessidade de declaração emitida pela entidade empregadora ou equiparada:

(...)

c) Deslocações por motivos de saúde, designadamente para aquisição de produtos em farmácias ou obtenção de cuidados de saúde e transporte de pessoas a quem devam ser administrados tais cuidados;

d) Deslocações a mercearias e supermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos alimentares e de higiene, para pessoas e animais;

e) Deslocações para acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica ou tráfico de seres humanos, bem como de crianças e jovens em risco, por aplicação de medida decretada por autoridade judicial ou Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, em casa de acolhimento residencial ou familiar;

f) Deslocações para assistência de pessoas vulneráveis, pessoas com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes;"

Compreendo que haja exceções para quem trabalha e precisa de cuidados mas a parte das deslocações às mercearias deixa-me confusa. Então mas afinal as pessoas podem ir às compras todo o dia? Mas não era suposto reduzir o fluxo de pessoas em todo o lado e evitar andar tudo para trás e para a frente?

E no período da manhã posso ir daqui ao porto à vontade? Desde que a partir das 13h não ande a passear mas posso ir as compras ?! Sou só eu que acha estas medidas meio confusas e sem nexo?

Concordo que devam ser tomadas medidas, que isto tem de ser controlado que daqui a nada o SNS vai ter de escolher entre quem tratar e muitas pessoas podem sair prejudicadas. Mas acho que devem ser medidas sensatas e sem contradições, nem que dêem oportunidade de escapatória.

Qual a vossa opinião sobre estas medidas? Partilhem comigo

2 comentários

Comentar post