Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Menina Maluquinha ❤

Menina Maluquinha ❤

Pedra Natural - acabamentos e cuidados

F., 23.09.21

A pedra natural é uma matéria-prima extraída da terra e que é usado ao longo de milhares de anos para contrução assim como pelas decorativas. Abrange desde granito, mármore, calcário, quartzito, entre outros. A pedra natural é unica e a mesma peça pode ter variações inesperadas que tornam cada design, cada aplicação única. É um material de excelência com uma durabilidade e beleza enorme.

A pedra natural ao ser trabalhada pode sofrer diversos acabamentos desde um acabamento polido até a um acabamento flamejado passando pelo acabamento areado. Partilho convosco os diversos tipos de acabamento que podem existir:

Serrado: acabamento resultante da serragem nos engenhos: superfícies planas com sulcos ou ondulações mais ou menos retilíneos e paralelos.

Riscado: acabamento obtido por serragem com serras de discos ou talha-blocos. A superfície da pedra mostra sulcos curvilíneos mais ou menos evidentes produzidos pelos discos de serragem.

Fendido ou lascado: obtém-se quer manualmente, por intermédio de cunhas ou cinzéis, que por intermédio de prensas hidráulicas providas de cunhas, dando como resultado uma superfície rugosa e irregular.

Apicoado: depois de aplanada, a superfície a tratar é golpeada com um picão ou picola, provocando o destaque de pequenos grãos e tendo como resultado uma superfície regular finamente rugosa.

Escacilhado: a superfície da pedra é golpeada por intermédio de cinzéis, ponteiros, etc., destacando-se esquírolas. Tem como resultado uma superfície bastante irregular e rugosa.

Bujardado: é obtido quer manualmente quer automaticamente, golpeando a pedra com a bujarda, que consiste num martelo com a cabeça de aço com dentes piramidais. Pode ser mais fino ou mais grosseiro consoante o tamanho dos dentes da cabeça da bujarda utilizada.

Areado: é conseguido através do impacto abrasivo de um jato de água a alta pressão coletando areia siliciosa. O aspeto homogéneo, fino e regular, que se obtém, tem grande interesse ornamental.

Gastejado (ranhurado): acabamento que se caracteriza pela execução de caneladuras paralelas, em geral de perfil côncavo ou trapezoidal.

Flamejado: aspeto algo irregular, mas relativamente macio que se obtém por tratamento da superfície da pedra com a chama de um maçarico aplicada obliquamente (≈ 45º). Induz, geralmente, alteração cromática no sentido de tonalidades mais quentes que as originais.

Polido: a superfície tratada torna-se lisa, brilhante e reflete a luz. Obtém-se pela ação de cabeças rotativas friccionando a superfície da pedra com abrasivos de granulometria cada vez menor, terminando com cabeças de feltro.

Amaciado: o processo é idêntico ao polimento, apenas não sendo aplicados os abrasivos de grão mais fino e as cabeças de feltro. A superfície obtida é lisa, mas de aspeto mate.

STONE-dec2020-blog-honed-polished-marble(1).png

Envelhecido ou Escovado: o processo consiste no uso de uma vibração constante na superfície da pedra para simular o envelhecimento. A superfície obtida é suave.

Rolado: a pedra é introduzida numa máquina vibratória tipo tambor, com pedras menores e mais resistentes que desgastam o ladrilho. Este acabamento gera superfícies com bordas suaves.

A pedra precisa de um cuidado especial para que a sua beleza e elegância prevaleçam ao longo do tempo. Os cuidados mais simples e boa manutenção irão ajudar a preservar a beleza da pedra nas próximas gerações.

A pedra natural deve ser limpa com um pano suave e limpo e com água quente.

O que deve fazer:

  • Limpe o chão com uma mopa suave.
  • Proteja as superfícies do piso com tapetes antiderrapantes e as bancadas com bases para copos ou panos.
  • Limpe as superfícies com detergente neutro ou detergente específico para pedra.
  • Enxague e seque bem a superfície com água limpa antes e após a lavagem.
  • Seque os derrames imediatamente.

O que não deve fazer:

  • Não use vinagre, sumo de limão ou outros produtos de limpeza que contenham ácidos em superfícies de mármore ou calcário.
  • Não use produtos de limpeza que contenham ácido, como produtos de limpeza para a casa-de-banho.
  • Não use produtos de limpeza abrasivos, como produtos de limpeza a seco ou de limpeza leve.
  • Não misture lixívia e produtos com amoníaco; esta combinação cria um gás tóxico e fatal.
  • Nunca misture produtos químicos, a menos que as instruções o digam especificamente a fazê-lo.
  • Não use aspiradores usados. Os acessórios de metal ou plástico com rodas podem arranhar a superfície da pedra.

Superfícies de Bancada - Limpe as superfícies de pedra com um detergente neutro, detergente específico para pedra ou detergente da loiça com água morna. Usando sempre um pano macio para os melhores resultados.

todd-williams-billie-tsien-dallas-home-8.jpg

Chão - Limpe frequentemente o chão com uma mopa nova ou muito bem limpa. A utilização de carpetes e tapetes minimiza a abrasam da pedra natural provocada por pequenas partículas de areia. Para uma manutenção diária uma lavagem com água limpa e produtos de limpeza neutros é o ideal.

Zonas de Banho e Superfícies Molhadas - A espuma de sabão pode causar danos na pedra natural e deve ser removida com um pano limpo ou então utilizando um detergente não ácido ou uma solução de amoníaco e água (1/2 chávena de amoníaco para aproximadamente 3 litros de água). Deve ser sempre tido em consideração a utilização excessiva pode danificar a superfície.

Award_Oesterr15_Design1.jpg

Zonas Pátio e Área de Piscina - Utilizar água limpa com lixívia suave para remover musgos e algas. Também pode ser utilizado detergente de lavar à mão em pó para limpeza e remoção de verdete presente na pedra natural.

edenstone-pavers-limestone-bullnose-pavers-ivory-p

Zonas Exteriores - Devido à sua extensão pode ser difícil a sua manutenção diária. Estas áreas devem receber uma limpeza periódica para remover poluentes acumulados.

A manutenção de qualquer tipo de pedra natural e a correspondente superfície utilizada deve incluir uma inspeção periódica a nível de defeitos estruturais, movimento, deterioração e manchas.

Para problemas específicos:

Manchas de Óleo (gordura, manchas de comida, óleo, cosméticos) – limpar suavemente com um detergente de limpeza suave, detergente doméstico, amoníaco, minerais espirituais ou acetona

Manchas Orgânicas (café, chá, fruta, tabaco, etc.) – em espaços exteriores o sol assim como a chuva; nas zonas interiores limpar com peróxido de hidrogénio a 12% e umas gotas de amoníaco.

Manchas de Ferro Inorgânicas (ferrugem, cobre, bronze) – Cataplasma, mas as manchas mais fortes podem ser extremamente difíceis de remover ficando a pedra natural permanentemente manchada.

Manchas Biológicas (algas, musgos, etc) – solução de água com amoníaco diluído, lixívia ou peróxido de hidrogénio.

Manchas de Tinta – em quantidades pequenas podem ser removidas com acetona ou raspadas suavemente; em manchas maiores devem ser removidas com um decapante de tinta comercial.

Manchas de Fogo ou Fumo – utilização de produtos específicos para o efeito é a solução mais adequada.

Espero que ajude!